< Os Tipos de Clientes na Geração Distribuída
top of page
  • Foto do escritorErgos Energia Solar

TIPOS DE CLIENTES NA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

Assim como acontece no cenário convencional, existem categorias de clientes na geração distribuída seguindo classificação determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de acordo com a Resolução Normativa (REN) nº 482.



Clientes da Grupo B, recebem energia em baixa tensão (220 V por fase), possuem tarifas iguais aos consumidores convencionais e conseguem reduzir suas contas até a taxa mínima referente à disponibilidade de acesso à rede juntamente com a iluminação pública.


Essa cobrança está relacionada com os serviços operacionais da concessionária local de energia e é chamada de “Custo de Disponibilidade”, ou seja, o valor pago para manter a rede elétrica.


Desse modo, clientes dessa classe não conseguem “zerar” suas contas, mas apresentam reduções altamente expressivas, com um retorno do investimento em curto prazo, em média de 4 a 5 anos.


Clientes da Grupo A recebem energia em alta tensão e, por isso, possuem tarifação diferenciada. Estes clientes precisam contratar demanda e são cobrados de acordo com a taxa específica para o período de Hora Ponta (horário de maior consumo de energia e tarifa mais cara) e de Hora Fora Ponta (de menor consumo de energia e tarifa mais barata).


Como a cobrança é diferente, os clientes precisam estar atentos aos critérios econômicos, uma vez que 1 kWh gerado no horário Fora Ponta não é equivalente a 1 kWh na Ponta, gerando uma diferenciação no processo de compensação de energia.

Como o consumo de energia deste grupo é diferente, o retorno do investimento é maior, entre 5 e 6 anos, mas ainda assim deixando uma margem confortável de compensação pela garantia dos painéis, que chega a 25 anos.

Caso a energia líquida (o consumo de energia, descontado da geração e dos créditos disponíveis) seja positivo, esse valor é cobrado de acordo com as taxas vigentes no município de instalação.


Caso seja negativo, significa que foi gerado mais energia do que o que foi consumido e esta diferença será contabilizada na forma de créditos para o mês seguinte, sendo necessário somente arcar com os custos de disponibilidade da rede.

Muita informação? A ERGOS tem uma equipe preparada para te dar suporte técnico, econômico e jurídico em relação à geração distribuída.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page